Blogue de Comentários do LusoFin

[:.: LusoFin :.:] 9/25/2006 08:59:06 PM

Pessoalmente acho que o que importa não é como as pessoas andam vestidas. Já conhecí muitos portugueses que andam bem vestidos mas que são completamente idiotas. Mas como a cultura portuguesa é uma cultura de ostentação, é compreensível que a liberdade dos finlandeses pode causar desassosego nalguns indivíduos com outro tipo de valores.

Posso dizer que eu como finlandesa estou feliz que neste país ainda posso andar vestida como quero, e que não preciso estar a pousar a ninguém (ler: aos homens) - Quer dizer, se eu não quero, também não sou um objecto. Alguém me pode dar uma única razão pela qual eu devia servir de boneca, "vestir lindamente" como diz o "bom gostoso"? Afinal, para qué?

Em Portugal, sentí pena pelas mulheres que andavam ao trabalho vestidas de "barbie". Mas suponho que elas não se queixam porque foram criadas segundo esses valores desde pequenas. São dois mundos diferentes. Só digo que eu não podia viver num mundo em que alguém me diz o que é que eu preciso vestir ou consumir (o que acaba por ser a mesma coisa). Eu não preciso agradar os meus colegas de trabalho (nem homens em geral) e vestir saia e sapatos de salto alto (incómodos e pouco práticos) só por convenção. Felizmente, os homens finlandeses que conheço, apreciam as mulheres como pessoas, indivíduos com cabeza e ideias. Infelizmente, no caso dos portugueses, homens assim são bem mais difíceis de encontrar.

Para quem é "feia" ou "feio" em Portugal, a vida é dura, porque realmente é uma sociedade que valoriza a aparência física por cima de tudo.

--
Posted by Anonymous to :.: LusoFin :.: at 9/25/2006 08:59:06 PM

segunda-feira, setembro 25, 2006


Outras Ligações: Mouro na Costa (em português e inglês), Mauri Rannikolla (suomeksi), António Dias (In English, sort of)


Archives